A manutenção, embora despercebida, sempre existiu, mesmo nas épocas mais remotas. Começou a ser conhecida como manutenção por volta do século XVI na Europa Central, com o surgimento do relógio mecânico.
Aumentou sua importância a partir da revolução Industrial e tornou-se uma necessidade absoluta depois da Segunda Guerra Mundial.
Nos últimos anos, com o aumento da concorrência, com a globalização dos mercados, a busca incessante pela redução de custos faz da manutenção uma função estratégica nas organizações.
Podemos entender manutenção como a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida. (NBR 5462 – Manutenabilidade e Confiabilidade)
A manutenção visa manter, por longos períodos, os ativos fixos da empresa em condições de atender plenamente a suas finalidades funcionais.
Volta-se para a preservação de máquinas, equipamentos, instalações gerais e edificações, procurando obter de cada um o maior tempo de vida útil possível e eliminar paralisações quando estiverem em operação.
Quebra de paradigma:
No passado: O homem da manutenção sente-se bem quando executa um bom reparo.
No presente: O homem da manutenção sente-se bem quando consegue evitar falhas.
Na década de 70 surge no Japão a denominada Manutenção Produtiva Total ou do inglês Total Productive Maintenance, originando a sigla TPM.
Esta filosofia de trabalho foi aplicada pela primeira vez na empresa Nippondenso, do grupo Toyota. Desde então este conceito vem sendo utilizado em empresas de todo o mundo, nos mais diversificados ramos industriais, sendo que o sucesso de sua implantação está diretamente relacionado ao envolvimento de todos os funcionários da empresa.
Quando bem implantada, esta filosofia proporciona ganhos de produtividade, maximiza a utilização dos ativos da empresa, aumenta os índices de disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, garantindo produtos de alta qualidade e preços competitivos.
Para levar excelência em Gestão da Manutenção à sua empresa, a JETA conta com os seguintes serviços de consultoria:
- Elaboração das estratégias de manutenção
- Implantação do PPCM – Planejamento, Programação e Controle da Manutenção
- Implantação do TPM – Manutenção Produtiva Total
- Gerenciamento dos custos de manutenção
- Elaboração de Indicadores de Manutenção: OEE, MTBF, MTTR e outros específicos da empresa
1 - PCM – Planejamento e Controle da Manutenção
2 - TPM - Manutenção Produtiva Total
3 - Manutenção Autônoma
4 - Análise de Falhas
5 - SMED/TRF - Troca Rápida de Ferramentas
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